14.7.03

O engenheiro na cozinha

O livro A Cozinha Sertaneja da Bahia foi lançado no final do ano passado e ainda pode ser encontrado em algumas livrarias da cidade. O autor é o engenheiro civil Guilherme Radel, 73, professor aposentado da Escola Politécnica da UFBA e ex-diretor da Embasa. O engenheiro é pesquisador de gastronomia há muitos anos.

O livro é uma compilação das receitas da cozinha praticada no sertão da Bahia. Mais de 700 receitas compõem a obra, impressa em papel de excelente qualidade e ricamente fotografada. O livro é um tributo a uma culinária pouco lembrada, apesar de ser consumida quase que diariamente nas residências do Estado. Na divulgação da cultura da Bahia, é a cozinha afro-baiana e os pratos feitos com azeite de dendê que são sempre privilegiados. Junto com as receitas e fotografias, há textos consistentes sobre a aspectos históricos e culturais da alimentação.

A cozinha sertaneja da Bahia é herança direta da culinária portuguesa, com muitos elementos indígenas e alguns africanos. Carnes de cabrito, cordeiro, boi, porco, carne-do-sol, charque e caças são alguns dos petiscos retratados. Radel tem outro livro, prestes a ser lançado, sobre a cozinha "praiana" da Bahia.
Publicado no Super Fatos de 16.07.2003.

No comments: