17.9.09

Au travail

Terminando o primeiro estágio. Aproveito o finalzinho do último dia para arrumar as idéias. Nao é moleza trabalhar em outra língua. Existem as diferenças culturais, existem pessoas que falam muito rápido, de forma ainda quase incompreensível para mim. De forma geral os ambientes sao muito silenciosos. Tenho a impressao que o brasileiro gasta muita energia durante o trabalho por falar demais, em vez de ficar mais tempo em silêncio, se concentrando ou apenas relaxando.

Aqui se trabalha com mais calma, mas a forma de labutar nao muda muito. Sao utilizados os mesmos velhos programas de computador, basicamente a suíte Office: Word, Excell, Powerpoint.

O que pega mesmo é a língua. Que falta me faz poder escrever corretamente com rapidez, poder argumentar com facilidade, poder falar ao telefone tranquilamente. Ainda vai levar algum tempo para que as atividades sejam feitas de modo mais fácil. O conhecimento técnico é muito importante, mas só quando a gente deixa a língua natal, percebe como a comunicaçao é parte fundamental do trabalho.

1 comment:

Daniele Moreira Alves said...

Dan, você é mega!!!
Daqui a pouco estará dominando amplamente, é só uma questão de tempo, e eu diria muito pouco tempo.
Beijo saudoso.