1.4.11

Enquanto a primavera nao chega

O inverno acaba mas a primavera demora de chegar. O inverno no Canadá nao dura somente os três meses oficiais. Na realidade sao 5 meses - ou um pouco mais - sem folhas nas árvores. Em Montréal eu vi neve cair no dia 30 de outubro. Em outro ano vi tempestade de neve no meado de abril.

Mas o canadense nao se entrega e, mesmo com todo o frio que ainda resta no início da primavera, se arrisca nos esportes ao ar livre, sem a proteçao de casacos fortes, seja correndo ou pedalando.

É uma pena que parques, lagos e outros locais abertos, de natureza exuberante, só possam ser aproveitados praticamente durante metade do ano. O que o país faz para aproveitar ao máximo é concentrar a época dos estudos durante o inverno. Difícil aí é levantar cedo para ir estudar.

Desde o fim de março a primavera vai aos poucos se instalando. Os sinais vao aparecendo aqui e alí. Os primeiros brotos vao aparecendo. A festa de Saint Patrick, padroeiro dos irlandeses, é comemorada em março e vai animando a cidade. Muita gente veste uma peça de roupa verde, a cor típica deste evento, para lembrar a data. Os pubs irlandeses se enchem de beberroes. Boa parte do Canadá inglês foi formada por imigrantes irlandeses. O verde da festa de Saint Patrick parece lembrar que a verdadeira primavera está para chegar.

"De repente me lembro do verde, da cor verde, a mais verde que existe, a cor mais alegre, a cor mais triste, o verde que vestes, o verde que vestistes, no dia em que te vi, no dia em que me viste". Caetano Veloso, nas palavras de Paulo Leminski.

No comments: