22.10.06

Buraco com vista para o mar

A chuva que caiu na cidade abriu uma cratera gigantesca no Porto da Barra. O buraco afundou parte da calçada e do asfalto. Passei de carro por perto e vi que poderiam caber uns dois ou três carros ali dentro. O fato interessante é que o muro de sustentação ficou intacto, pelo que pude enxergar. A pergunta que fica é: para onde foi toda aquela terra?

Aqui em Salvador de vez em quando isso acontece. Por causa de obras mal feitas, o escoamento das chuvas vai abrindo buracos enormes por debaixo da pavimentação. Os buracos parecem ser o resultado da ação de vermes que vão abrindo lentamente caminhos em matérias frágeis. Uma hora dessas a cidade toda vai afundar.

Também em Salvador, chegou-se ao cúmulo de a Prefeitura ser acionada pelo Ministério Público para cumprir exigência legais e possibilitar acessibilidade aos deficientes físicos no maior terminal de ônibus da cidade, a Estação da Lapa. As escadas rolantes estão quebradas, não há rampas adequadas, não há nenhum tipo de apoio a quem usa cadeira de rodas ou muletas.

Este é um país em que se chega ao cúmulo de a administração pública precisar ser acionada pela Justiça para dar ao cidadão condições básicas de vida. Seja transporte, saúde ou educação. Ora, a Prefeitura é que deveria dar o exemplo e ser a primeira a cumprir as orientações da lei, pois é ela que fiscaliza – e multa – as obras na cidade que não estão dentro da legislação.

As exigências do MP não fazem parte de nenhum projeto visionário de acesso facilitado para pessoas com deficiência. São recomendações básicas previstas em lei.

Sempre se alega que não há recursos para a manutenção. Cada dia fico mais descrente deste país. Não adiantam privatizações e modernizações se a roubalheira continua, não importa qual o governo, sem nenhum tipo de punição. Apesar de todas as denúncias tornadas públicas pelos meios de comunicação, o que se vê são políticos comprovadamente ladrões voltando ao poder. Cada país tem o governo que merece.

No comments: