17.7.08

Hora de ver gente

Há duas semanas no Canadá, só agora consegui um tempo para ver algumas pessoas que conheci no ano passado. Uma senhora de Montréal que me hospedou e duas colegas do curso de francês. Uma das colegas é filipina e mora no Canadá há vários anos. Ela morou em Toronto e fala um inglês perfeito. Veio para Montréal fazer mestrado em universidade de lingua inglesa e continua morando aqui. O resultado é que ela demorou um pouco para aprender francês. A outra colega é canadense de Vancouver, na Columbia Britânica, do outro lado do país. Ela mora atualmente em Montréal, onde é professora universitária.

O resultado de tudo isso é que as duas só conversam em inglês entre si. E eu terei que falar no encontro que teremos amanhã. Quando tento falar inglês saem algumas palavras em francês, mas acho que elas vão entender.

Já meus vizinhos de apartamento são estudantes anglófonos. O do apartamento ao lado tem uma gata que passa da varanda dele para a minha. Ela é um barato. Chega de mansinho, vem se esfregando em tudo, marcando território. Se eu vacilar, ela entra em casa para explorar tudo. A gatinha tem o pêlo cinzento e lembra o meu antigo Ronrom. Sói que aqui os gatos tem o pêlo mais comprido, possivelmente por causa do frio.

1 comment:

Reginacelia said...

Eu sempre me pergunto se gatos sentem frio... As minhas estão sempre tão quentinhas! :)