13.7.08

Nova chegada

*Escrevi isso há quase 10 dias, mas ainda tá valendo.

Primeiro foram várias sessoes de despedida, cada uma mais emocionada que a outra, em Ilhéus e Salvador. Depois uma viagem de quase 24 horas, de Salvador a Montréal, passando por Sao Paulo e Toronto. Ansiedade na imigraçao, o inglês ficou travado na garganta. Enfim, tudo correu bem. Céu bonito em todos os aeroportos por onde o aviao passou.

Esta primeira semana serviu para providenciar documentos. Carteira de seguro-saúde, seguro-social, comprovaçao de residência, abrir conta em banco. Para começar a existir no país. Ter vindo a Montéal no ano passado facilitou tudo. Os caminhos já sao conhecidos e a língua é compreendida. Mas nem sempre é fácil. Se uma mosca passa ou se se pensa em outra coisa, perde-se o que foi falado à frente. Mas, felizmente, nao há muitas moscas por aqui. Talvez boa parte delas tenha morrido congelada no último inverno.

A última terça foi feriado nacional. O dia primeiro de julho é o aniversário do Canada. Todo ano a comemoraçao é marcada por um grande show musical em Ottawa, a capital do país. O espetáculo é transmitido pela televisao. Vários artistas canadenses se apresentam. Enquanto isso, o Festival de Jazz de Montreal ferve, com atraçoes do mundo todo. Neste ano nao tem nenhum brasileiro famoso cantando ou tocando.

Parte da avenida Sainte-Catherine, uma das centrais da cidade, fica fechada para os veículos e se torna uma grande passarela cheia de bares, cafés e restaurantes que colocam as mesas na calçada. Há várias tendas com exposiçoes de quadros e artesanato. As pessoas aproveitam para andar para cima e para baixo, curtindo o sol quente, um artigo raro por aqui.

O cansaço de tomar várias providências ainda nao permitiu maiores passeios. Depois conto mais.

3 comments:

Reginacelia said...

Uau, você voltou para o frio!

danilo said...

Voltei, mas por enquanto está calor. Até quando não sei...

KEDMA MASCARENHAS said...

bOA TARDE DANILO!
SOU FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA...GOSTARIA MUITO DE SABER COM RELAÇÃO A ÁREA DE SAÚDE AÍ NO CANADÁ! VOCÊ PODE M E DAR INFORMAÇÃO COM RELAÇÃO AO SETOR FARMACÊUTICO?!!!
KEDMAMASCA@BOL.COM.BR!
SOU BRASILEIRA!!!