24.8.08

A principal avenida

Final de semana de muito calor em Montreal. O verão persiste. Lá fora o clima chega aos 30 graus. O fato de as residências serem feitas de material que acumula calor faz a temperatura dentro de casa ser maior do que na rua. É o contrário do que normalmente acontece no Brasil, onde chegar em casa representa alívio para o sol e o calor da rua.

Agora à noite a temperatura baixou mais um pouco, lá fora está em torno de 25 graus, bem mais agradável. Mesmo assim, dentro de casa os termômetros indicam entre 29 e 28 graus.



Desde a última quinta-feira a avenida Saint-Laurent está em festa, virou um shopping a céu aberto. Depois que vários meses em reforma, agora com novas calçadas, a avenida quer reconquistar o seu público. O trânsito aos veículos é fechado e as lojas põem na rua os cabides, araras e balcões com mercadorias e fazem descontos. Os restaurantes e lanchonetes montam barracas e servem refeições rápidas e lanches. Também há apresentações musicais. Aproveitei o bom preço para comprar um casaco reforçado para o inverno.

A avenida Saint-Laurent divide Montreal no meio, no sentido leste-oeste. É conhecida como "The Main" ou "La Main", pois já foi a principal avenida comercial da cidade. Do lado leste se concentra a população que fala francês. Do lado oeste, a parte inglesa da cidade. Há muitos prédios históricos preservados. Mas a Saint-Laurent perdeu espaço comercial para a Sainte-Catherine, a preferida pelo turistas, que vive entupida deles.



A Saint-Laurent dá uma mostra da mistura de culturas do Canadá. Tem restaurantes e mercearias de várias nacionalidades: portugueses, italianos, gregos, chineses, japoneses, indianos, judeus, etc.

Para chegar na Saint-Laurent caminho sete quadras na direção norte, seguindo a avenida Mont-Royal. Daí é só seguir a movimentação.

1 comment:

floresdeplastico said...

Que delícia de lugar! Chego a me imaginar batendo perna, comendo e comprando o dia inteiro... *suspiros*