Mas, enquanto nos trópicos se celebra a deusa do mar, na América do Norte o personagem do dia é bem menos religioso ou profano. É a inocente marmota.
Cadê a sombra para eu dormir mais? |
A tradição conta que, se a marmota sai do seu abrigo e não vê a sua sombra, porque o tempo está nebuloso, o inverno terminará logo. Caso contrário, se o tempo estiver luminoso e claro, a marmota verá a sua sombra, ficará assustada e voltará para o seu buraco. Isso é sinal de que o inverno e as temperaturas baixas continuarão por pelo menos mais seis semanas.
Essa tradição, como qualquer evento norte-americano, tem as suas estrelas. Marmotas do Canadá e dos Estados Unidos recebem nomes, viram videntes-celebridades e têm as suas previsões ansiosamente aguardadas. Shubenacadie Sam, Punxsutawney Phil, Wiarton Willie, Balzac Billie são algumas das marmotas célebres de nomes bem exóticos.
Como tudo neste pais é levado muito a sério, existe até estudo para verificar a precisão das marmotas para o tempo (leia aqui). A explicação é que elas percebem alterações na luz e na temperatura porque passam muito tempo enterradas no buraco. Elas chegam a acertar em 37% das vezes. Ou seja, nem a metade. Mesmo assim, as pessoas fazem a festa, vão para os parques, algumas até fantasiadas de marmota, e ficam aguardando o bicho sair da toca.
As sorridentes marmotas-gigantes, aposentadas da previsão do tempo |
Antes deste inverno começar, os meteorologistas previram temperaturas muito baixas. O resultado é que o clima está fora do esperado, com pouca neve e vários dias de temperatura acima de zero. Dá para ver nuvens de pássaros passeando pela cidade, algo raro nesta estação. Acho que o tempo está tão bom que eles desistiram de fazer a migração temporária em busca do clima quente.
O mapa das marmotas meteorologistas |
No comments:
Post a Comment