26.6.03

A cidade está tranquila

Ficar em Salvador durante o feriado do São João é uma experiência no mínimo interessante. A cidade fica vazia como em nenhuma outra ocasião. Entregue às moscas. Mesmo em feriados prolongados, como na Semana Santa e no Natal, o paradeiro não é tão grande quanto nesta época.

No São João o êxodo é urbano, em direção à folia no interior do Estado. O trânsito diminui, os bares ficam vazios. A cidade se acalma. Há até certa ponta de melancolia no ar. Para quem não gosta de muita festa, é um período excelente para ficar em casa, sob a temperatura do inverno baiano. Aproveitar o tempo para ler, ver filmes ou descansar.

Descansar, aliás, é algo improvável para quem vai para o interior. O Trânsito é pesado nas estradas, há festas e barulho - além do irresistível licor -, em praticamente todas as cidades do interior da Bahia, que descobriram o filão econômico e turístico das festas juninas. Não há clima para recuperar as energias, a menos que se vá para alguma fazenda ou local isolado. Fora isso, nada melhor que descansar na cidade grande e tranquila.

Publicado no Super Fatos de 26.06

No comments: