4.7.03

A origem do licor

Os licores surgiram para guardar, transmitir e potencializar os princípios ativos e os sabores de ervas, plantas e frutas no álcool. Apareceram na Antiguidade, quando egípcios e gregos deram os primeiros passos rumo ao domínio das técnicas de destilação. Naquela época, a bebida era usada para a cura de todos os males, como elixir de rejuvenescimento ou poção do amor. Hoje, eles são o final primoroso de um jantar e ingredientes básicos de vários coquetéis.

Os melhores e mais sofisticados licores são feitos pelo processo de destilação do álcool. Os componentes aromáticos do licor são adicionados ao destilado base, compondo uma mistura que depois será destilada. O produto é então adocicado e, se for o caso, recebe um corante. Já no processo de infusão os componentes da receita ficam macerando dentro do álcool por um longo período. Depois disso, com o líquido fortemente aromatizado, a mistura é filtrada e recebe açúcar.

Seja qual for o processo, espera-se o tempo necessário para a consumação do perfeito casamento entre perfumes e sabores. Desde os famosos e caros licores industrializados, até os artesanais de jenipapo, de passas e outras frutas, o que conta é o prazer da degustação.

Fonte: www.claudiacozinha.com.br
Publicado no Super Fatos de 03.07.2003

No comments: