23.7.06

Isso quer dizer alguma coisa

A cultura baiana de massas passa por uma fase de questionamentos. É significativo que existam dois espetáculos teatrais, Pague Pra Ver e Bloco dos Infames, com temáticas tão próximas. Ambos retratam e questionam a cena musical baiana popular.

Em Pague Pra Ver, um cantor (vivido por Igor Estefânio) quer fazer sucesso a todo custo. Texto e direção de João Sanches. Em Bloco dos Infames, uma cantora de axé music em decadência se vê abandonada pela sua empresária e produtora, que agora busca uma nova estrela, carne inédita no mercado, para disponibilizar aos leões, ou seja, às massas. Texto e direção de Filinto Coelho.

Pague Pra Ver
É muito bom que esse cenário artístico seja exposto. Como não poderia deixar de ser, as duas montagens têm bastante música e humor ferino, afiado, mais cortante do que um desaforo ou berro na cara. A discussão mais intensa recai sobre a comercialização e a banalização da arte. Onde fica o talento, se as tendências musicais são ditadas simplesmente pelo mercado? A culpa é de quem manipula ou de quem se submete às manipulações? O talento estará sempre sujeito à juventude e a uma bela figura física?

O teatro baiano está perfeito no papel de questionar essa realidade instituída pelo gosto medíocre, que resulta em atração de mais recursos financeiros, muitas vezes por motivos políticos. Afinal, a música popular tem um público bem maior. O que dificulta, na outra ponta, o direcionamento das verbas para outras formas de expressão artística.

Cada um com a sua parcela de culpa. A imprensa desastrada, especialmente a televisiva. Artistas com pouca capacidade, que só querem ir ao sabor das ondas e ganhar dinheiro, abrindo mão qualquer tipo de análise crítica do seu próprio trabalho. Produtores inescrupulosos.

Bloco dos Infames
No texto de Sanches, o personagem principal realiza os seus questionamentos internos. O texto de Filinto Coelho exibe personagens facilmente identi-ficadas com personalidades baianas. A cantora destronada é vítima da estrutura cruel do mercado artístico-cultural e procura dar um jeito de dar a volta por cima. Nem que seja apelando para um público de periferia. A sorte – para todos - é que, mudando ou não de público, sempre haverá algum trocado disponível.

E onde fica o talento, em uma terra onde existem “donos” de bandas, cujos componentes podem ser mudados pelos humores dos patrões, ao seu bel-prazer? Onde fica o direcionamento da carreira? Perde-se no vento.

Na vida real há um paradeiro nos ares criativos na música baiana. Não faltam cantores, músicos e bandas. Faltam composições de qualidade. Não são necessários mais personagens para estampar revistas de celebridades. Talentos são procurados. Alguns estão encobertos pelo desconhecimento do grande público, estão fazendo trabalhos menos comerciais. Ninguém agüenta mais lê lê lê lá lá lá, Vixe Mainha. Enjoou, encheu o saco.

Os elencos das duas peças são excelentes. Em Bloco dos Infames, Nadja Turenko, George Mascarenhas, Débora Menezes e Maria Marighella, com ótimos trabalhos corporais, baseados na técnica da Mímica Corporal Dramática. Em Pague Pra Ver, Igor Estefânio, Widoto Áquila, Mariana Freire e Virgínia Marinho.

Em se tratando de show de qualidade, vale a pena “pagar pra ver” o “bloco dos infames”. Mas só no teatro.

No comments: