30.7.06

Vôo livre no sertão

Uma cidadezinha do sertão baiano, distante uns 220 quilômetros de Salvador possui o melhor local do país para salto de vôo livre, a conhecida asa delta. Melhor do que as pedras do Rio de Janeiro ou de qualquer outro lugar. O turismo esportivo vem movimentando a região. Até estrangeiros têm aparecido. A cidade chama-se Santa Terezinha. Fica no Vale do Jiquiriçá e a cidade mais próxima de lá, a uns dez quilômetros, é Castro Alves.

Na planície da caatinga erguem-se alguns morros de onde saltam os aventureiros. É a Serra da Jibóia. A subida, por uma longa estrada de barro morro acima, precisa ser feita com veículo de motor possante. Lá de cima, uma vista fantástica da região. Há um deck de onde se inicia o vôo e a planície logo abaixo tem vegetação rasteira e ventos amigáveis. As características permitem descidas tranqüilas e bom tempo de permanência no ar.

O motivo da viagem não foi pular de asa delta, mas conhecer uma fazenda de gado. A sede, um casarão de vidraças quebradas, mas em reforma, costumava receber a visita de Lampião e seu bando, em suas trajetórias pelos sertões. Procurei saber a quem pertencia a fazenda nessa época, mas não consegui obter a informação. A região faz um calor miserável, mesmo no inverno. No verão deve ser insuportável.

Ao fim do dia, um almoço na pensão da cidade com refeição caseira: ensopado de carne de bode e uma picanha que estava fan-tás-ti-ca. Por 6 reais por cabeça, com direito a refri. Barriga cheia, pé na estrada, ao som techno do clube Pachá, de Buenos Aires, lembrança da viagem do ano passado. Para espantar o sono.

No comments: