16.3.08

Na ponta da língua

Um amigo de longa data está na cidade, saímos para bater papo e tomar umas cervas. Ele mora na Inglaterra, em Londres, e trouxe um outro amigo que também mora lá. Só que esse outro amigo é italiano. Entre si eles preferem falar em inglês, mesmo que italiano e português sejam línguas tão próximas. Tudo bem, falamos em inglês a noite toda. De vez em quando escapava alguma coisa em português que o italiano conseguia entender.

O italiano nasceu em Roma, mas tem origens diretas em outro país europeu. A mãe é húngara e o pai é de lá mesmo, da bota. Conversávamos bastante sobre línguas e ele contou que aprendeu a língua húngara em casa. E fez uma pequena demonstração. É uma coisa impressionante. Para dizer uma simples frase de três palavras, é preciso pronunciar uma quantidade de sons equivalente a umas dez palavras em português ou inglês. Foi o caso quando ele falou "Happy New Year" em húngaro. Demos muitas risadas, dizendo que na Hungria se começa falando "Feliz Ano Novo" na festa de reveillon e termina-se na Páscoa.

Foi um encontro muito bacana. O meu amigo de longa data é baiano da gema e descende de judeus. Já esteve em Israel, morou em kibutz por seis meses, aprendeu um pouco de hebraico. Hoje ele mora em Londres, fala inglês, espanhol e tenta arranhar italiano. O rapaz italiano, além da língua natal, fala inglês, húngaro e arranha português. Eta mundo globalizado.

Tenho um outro amigo brasileiro, habitante do Canadá, que estabeleceu um projeto interessante. A cada década de sua vida ele irá aprender uma nova língua. Ele já fala português, espanhol, francês, inglês e russo(!). Qual será a próxima?

Eu penso em estudar uma outra língua, daqui a mais um tempo, quem sabe a partir da proxima década. Mas não sei qual. Talvez alemão ou árabe. Árabe? Sim, acho a língua árabe muito bonita, principalmente a escrita. A escrita árabe é tida pelos seus usuários e admiradores como uma pequena obra de arte. As fontes impressas são reproduções de caligrafias bem feitas. É como se os livros e revistas fossem escritos à mão. Mas não sei não, penso se vai valer a pena. Talvez o alemão seja mais útil - ou não.

Hoje fui almoçar na casa de uma amiga. Olha só a maravilha que ela preparou:


É um salmão inteiro, assado com legumes, acompanhado de purê de batata e arroz. Estava de comer rezando. Pode babar.

No comments: