18.3.09

O gelo começa a derreter

Caminhando para os noves meses no Canadá. O tempo passa rápido. A primavera vem chegando, mas neste ano, felizmente, a temperatura começou a subir um pouco antes do período normal. O termômetro já chegou a nove graus. É quase verão para o povo daqui.



E é mesmo uma bela época. Os pássaros iniciam o retorno do exílio em terras quentes, os pombos voltam a invadir as praças e os esquilos saem da toca para procurar comida. Por outro lado, o gelo derrete e tudo que ficou por baixo, coberto pela capa branca das camadas de neve, começa a aparecer. Milhares de tocos de cigarro, cocô e xixi de cachorro congelado, pedaços de papel, plástico e tudo mais que as pessoas costumam "esquecer" nas calçadas e ruas.

Andar na rua fica menos cansativo. Caminhar na neve lembra um pouco o esforço de caminhar na areia fofa da praia. Até o barulho é parecido. E também fica menos perigoso, pois o risco de escorregar diminui.

A neve cai, branca e bela. A temperatura sobe acima de zero, vem a chuva. Forma-se uma camada de gelo, liso e escorregadio como um cubo de gelo dentro do copo de uísque. Para prevenir os tombos, a Prefeitura espalha pelas calçadas um cascalho bem fino. As pessoas mais idosas colocam uma proteção anti-derrapante no sapato.

A partir do zero grau, sem chuva, é possível caminhar na rua sem sentir a pele ardendo por conta do frio. Abaixo de -15, ninguém se anima sequer a sair de casa para comprar o jornal ou tomar um café. Menos de -20, a televisão recomenda que as pessoas evitem de sair de casa. Pois, com o auxílio precioso do vento, a sensação térmica pode chegar a -30 graus. Isto quer dizer que mesmo que o termômetro esteja indicando -20, mas você vai sentir um frio de -30 na pele. É hora de ficar no conforto de casa.



Uma proposta da cidade para esquentar o clima foi a Igloofest, uma festa de música eletrônica, ao ar livre, no velho porto, à beira do rio Saint-Laurent congelado. Bom som, música de qualidade, esculturas de gelo, iluminação feérica. Uma grande fila para entrar, consolada por uma estratégica garrafinha de rum no bolso. E muito frio, que tira bastante do prazer de estar em uma festa. Mesmo assim, as pessoas adoram.

Resumo da ópera: a neve é linda, mas o frio muito frio tira a vontade de sair de casa. No entanto, os quebecois, os valentes habitantes desta terra inóspita, não deixam por menos. É a hora dos esportes de inverno.

Preparando para descer a ladeira

Ski, patinação no gelo, motoneige (moto que desliza sobre a neve), glisser. Glisser significa deslizar na montanha, seja com o auxílio de um trenó ou uma prancha. Mas também vale tudo, até papelão e cartaz de propaganda política, que aqui são feitos de plástico. As crianças, de todas as idades, adoram. Os parques que possuem elevações ficam cheios.

Os ônibus e o metrô ficam mais apertados, pois, além de mais utilizados para evitar o frio, os passageiros aumentam de volume. Os grossos casacos e as várias camadas de roupa fazem qualquer pessoa ter uma silhueta de botijão de gás. Ainda assim, existem coisas interessantes no transporte público durante o inverno. De vez em quando é possível ver, em pleno metrô, uma senhora distinta portando uma estola ou casaco de pele. Sem medo de ser assaltada.

Como a neve chegou mais cedo - no final de outubro de 2008 ela já dava as caras - também está indo embora mais cedo. Diferente de 2007, quando estive no Canadá pela primeira vez. Naquela época, em abril, o inverno estava atrasado e a neve ainda estava bem presente. Agora, com a proximidade da chegada da primavera, espero que as folhas voltem logo. As árvores, fora os bravos pinheiros, continuam todas peladas.

No comments: