30.3.09

Na primavera

No sábado foi o aniversário da minha nova amiga de infância, a turca Buse. O nome dela faria qualquer brasileiro, povo sempre tirado a engraçadinho, soltar alguma piada. Lá fomos nós, em uma turma de umas 8 pessoas, tomar umas cervejas em um boteco da rua Prince Arthur, perto da esquina com a Saint-Laurent.

Depois que eu apresentei para ela a cerveja branca, essa é sempre a nossa primeira opção. Uma delícia, a cerveja branca leva trigo na composição e é opaca, como se tivesse sólidos em suspensão. Nossa, essa expressão eu tirei do baú, mais precisamente da época da engenharia química. Sim, além de jornalista, eu também sou engenheiro, apesar de nunca ter exercido essa profissão. Mas, como o universo tem lá os seus segredos, quinze anos depois de muito esforço para obtenção do diploma - isso foi em 93 -, chego eu de mala e cuia no Canadá. Graças ao certificado da velha Escola Politécnica da Ufba.

Então, depois da cerveja branca fomos dar uma caminhada pela Saint-Laurent. Primavera chegou, frio começa a partir, é possível passear pelas calçadas e ruas. As pessoas devolvem ao armário os grossos casacos de expedição polar e de lá tiram os casacos de meia-estação. Em cada 10 pessoas, umas 6 estavam usando jaquetas de couro ou imitação.

Resolvemos entrar em um bar-boate, o Tokyo. Interessante, havia um espaço aberto no fundo, para os fumantes e para os que gostam de ar livre. O tempo ainda está frio, então são colocados alguns aquecedores em forma de poste com chapéu. Explico. É uma espécie de aquecedor a gás, como se fosse uma boca de fogão, mas revestida por uma tela e com uma cúpula para o calor descer. Dá uma boa ajuda para melhorar o clima.

Som meio chatinho, praticamente só hip hop e algumas coisas empoeiradas dos anos 80 (até Thriller, de Michael Jackson). Público bem jovem e mix. É interessante ver como a nova geração de Montréal é misturada. Nada muito branco. Muitos árabes, vários latinos, alguns negros. A cor branca-loura canadense, fundadora desta nação, daqui a algumas gerações, vai ser minoria.

No comments: