11.1.12

Aquecimento

Na cidade ocorrem dias de primavera em pleno inverno. Estudantes caminham pelas ruas, sem neve, sem deslizes. Ciclistas enfrentam o vento e pistas úmidas. Até um lapso de verde aparece no parque, fingindo que é grama. A roda gira e as notícias correm. Onde fazia frio, agora tem seca. Onde fazia calor, agora chove sem parar. Onde havia a secura, agora existe a neve. Onde a água inundava, agora o chão estala. Em voltas a natureza reage. Em ciclos ela reclama. O calor faz a água subir e ela vem descendo em torrente, indefensável,  derrubando encostas e sonhos. Enquanto alguns realizam seus desejos de pedra, outros perdem tudo que empilharam. Alguns suspiram de alívio, outros respiram com dificuldade.  Alguns clamam aos deuses, outros esquecem de agradecer. Assim a vida vai andando, sem saber onde vai parar. Sem saber onde haverá limite. Sem saber quando se chegará a um acordo. Sem saber quando o futuro estará assegurado.

Mas futuro não se assegura. Futuro se deseja, se imagina, se cria em um canto da mente. No futuro se chega a crer. No futuro se chega sem perceber. Do desejo de futuro parte o impulso. Da vontade de criá-lo se chega ao oásis. Do entendimento e da boa vontade seguem as fluxos.

O futuro se assenta no presente criado a partir de um passado feito por acaso, diria aquele que não acredita. Sobre o passado que, não se sabe como, fez restar até hoje as idéias, as palavras impressas, as fotos e as cores.  E os limites geográficos. Aos contornos imprecisos do futuro, prefere-se então o pretérito imperfeito embaçado pelas brumas da lembrança.
The Sun



No comments: