7.1.12

Toronto ou Montréal?

Ao travar contato com canadenses de longa data, gente que nasceu ou que vive aqui há muito tempo, sempre sai uma questão, depois que falo que morei antes em Montréal. É certo, pode esperar, essa pergunta vai sair: "Você prefere Toronto ou Montréal?". Há uma rivalidade histórica entre as duas cidades. Então os canadenses ficam sondando as preferências.

Até os anos 70, Montréal era a cidade mais importante do Canadá em termos econômicos. Após a instituiçao do francês como língua única, muitas empresas saíram da província de Québec, onde Montréal está situada, e vieram para Toronto. A imigração maciça ajudou a capital da provícia de Ontario a tomar a dianteira em número de habitantes.


Na província de Québec conheci o Canadá propriamente dito. Um pouco do país original e as construções antigas. A fundação do Canadá, pelos colonizadores franceses, com seus costumes, comidas, lendas, músicas. Tive uma boa ideia do que se trata este país, que algumas vezes parece acolhedor, outras vezes parece inóspito.

Para quem vem das cidades caóticas brasileiras, as cidades canadenses parecem calmas demais, até entediantes, principalmente durante o inverno.  Montréal é menor, mais tranquila, mais europeia. Às vezes parece perdida no tempo, com tantos prédios antigos. Toronto tem mais cara de metrópole, com edifícios gigantescos no centro da cidade, e com mais gente se esbarrando no metrô.
Centro de Montréal visto da Île de Sainte Helène (Parc Jean Drapeau)

Montréal tem ótimos parques, bem no centro da cidade. Isso possibilita um hábito muito agradável durante a estação quente. As pessoas saem do trabalho ou dos estudos e vão ao Parc Lafontaine ou ao Parc Mont-Royal para encontrar com os amigos e bater papo. Levam lanches e bebidas. O que a princípio nao é permitido, mas todo mundo faz. Tudo em nome da tradição europeia de comer com o acompanhamento de vinho ou outra bebida alcoólica. Aproveitando uma brecha na lei que proíbe o consumo de álcool em locais públicos e abertos. Um simples pacote de batatas fritas serve como desculpa para a garrafa de vinho durante o piquenique no parque.

Em Toronto não existe esse hábito. Ou os parques no centro da cidade não são convidativos. Ou os habitantes desta cidade nao têm tempo ou costume de simplesmente relaxar. Ou não têm o "savoir vivre" dos québecois. Ou preferem bares e restaurantes caros no final do dia, já que têm salários maiores.

Em Montréal muitos restaurantes convidam a "apportez votre vin", para que você traga o seu próprio vinho. E as pessoas fazem isso frequentemente. Os garçons abrem as garrafas e servem o vinho com boa vontade. Já em Toronto, levar o vinho não é comum, mas, em compensação, aqui se come sushi de boa qualidade por um preço ridiculamente pequeno. A depender do local, comer sushi pode sair mais barato que comer pizza ou hamburguer.

Em ambas as cidades existem parques no meio das águas: no lago (em Toronto) ou no rio (em Montréal). Para chegar na Toronto Island, a ilha no meio do lago, é preciso pegar um ferry-boat, a viagem dura uns dez minutos. Em Montréal o metrô desce por baixo d'água e você chega seco no parque, como se nada tivesse acontecido, desde que você saiu do centro da cidade. Dos parques rodeados de água, a gente tem vista do skyline, o panorama urbano das duas cidades.

Toronto tem menos neve e faz menos frio que em Montréal. Apesar de menor população, Montréal tem a noite mais animada, com mais casas noturnas e bares que só param de vender álcool às três da madrugada. Em Toronto, é bom correr. Às duas horas não há mais possibilidade de comprar bebida alcoólica.
Centro de Toronto visto da Toronto Island
Em Toronto posso praticar francês e em Montréal posso praticar inglês, mesmo que não sejam as línguas dominantes.

Montréal é uma cidade mais sexy e mais romântica. É comum ver casais se beijando nas ruas, nos parques, no metrô. Às vezes indo além dos beijos. Em Toronto isso é mais raro do que neve no Brasil.

Em Toronto vive-se uma sociedade multicultural, respeitosa das diferenças. Como em uma reunião contínua da ONU nas ruas. É difícil se sentir estrangeiro nessa cidade, pois todo mundo tem cara de que veio de outro lugar - e bem distante.

Em Montréal e em todo o Québec, a luta pela preservação do francês gera um tom levemente refratário às culturas estrangeiras. Esse sentido é um pouco menor em Toronto, o que, para mim, acaba por se mostrar como um pouco mais de receptividade à imigração.

De Toronto parte um voo direto para o Brasil, o que é uma boa vantagem.

Em Toronto tenho mais amigos brasileiros que em Montréal, alguns que já conheço desde o Brasil, são praticamente os primos ou irmãos no Canadá. Em Montréal tenho mais amigos iranianos e francófonos que em Toronto.

Então, pesando tudo, o que prefiro, Toronto ou Montréal? Sabe que não sei?!

No comments: