4.9.12

Festa brasileira em Toronto

Ontem foi o Brazilian Day Canada 2012, uma festa da cultura brasileira que ocorre em algumas cidades do mundo: Nova York, Toronto, Tóquio, Londres, Los Angeles e Luanda (Angola). O evento ocorreu em uma das praças mais centrais e movimentadas de Toronto, a Dundas Square. Há um grande palco montado para os shows e várias barracas de comidas, vendas de produtos, publicidade. É um bom cartão de visita para dar visibilidade à cultura brasileira. A imigração brasileira acaba de completar 25 anos em Toronto. É uma das comunidades mais novas no Canadá.

A atração principal deste ano, a dupla Jorge e Mateus, parece estar fazendo muito sucesso no Brasil, ao misturar música sertaneja romântica, forró e batidas de axé music. Mas não me disse muita coisa. Preferi o show de Ivete Sangalo, há dois anos. De qualquer modo, foi bom ouvir a música hit, sucesso mundial, "Ai se eu te pego" cantada e tocada ao vivo, por um grupo brasileiro, pela primeira vez!

Foi ótimo encontrar uma turma de novos amigos, alguns brasileiros, os demais de outras nacionalidades. Os amigos brasileiros que conheço aqui, já moram há bastante tempo e não têm mais disposição para este tipo de evento. Havia muita gente com camisas amarelas da seleção brasileira, bastante gente jovem, mas poucas famílias. Tive a impressão, posso estar enganado, que a maior porção dos participantes era de estudantes brasileiros em Toronto.

Eu me recusei a ir atrás da coxinha de galinha. Os expositores aproveitam este tipo de evento para vender a comida quase pelo triplo do preço normal. Prefiro ir comer nas padarias e bares do bairro português, que têm boa oferta dos salgados brasileiros. Optei por comida tailandesa (!) no Eaton Centre. Os pratos de feijão-com-arroz, disponíveis na festa, sempre preparo em casa, então não sinto falta. Brigadeiro, da mesma forma. Queria mesmo era acarajé e abará, com muito vatapá e molho de camarão seco e defumado. Mas aí só em um "Bahia Fest Canada". Quem sabe um dia.

No comments: