15.9.12

Mar de água doce

Nada comparável a algumas cidades européias, onde a cultura do ciclismo é mais antiga e mais forte, Toronto oferece várias vias que permitem passeios bem interessantes de bicicleta. Atualmente um dos meus trajetos preferidos é a ciclovia que vai até o Tommy Thompson Park, uma península que segue lago adentro.

Pássaros fingindo que são folhas (clique para ampliar)
Saindo do centro da cidade, o caminho passa por Cherry Beach e vai margeando o lago Ontario. Ciclistas, corredores e patinadores dividem a pista de multiuso. Há uma curta interrupção, pega-se o acostamento da pista de carros e retoma-se a via asfaltada do parque Tommy Thompson, com uma bela vista de Toronto.

Apesar de toda a beleza, o parque não foi criado pela natureza. Inicialmente era um cais para acostamento de grandes navios. Com a desistência do projeto, virou depósito de entulho de construções. A natureza fez então a sua parte. Os pássaros tomaram conta do local, que estava abandonado. A vegetação se espalhou e se desenvolveu. Com o apoio e proteção de grupos ecologistas, o monte de pedra e entulho virou um bosque no meio das águas, bem perto do centro da cidade. 

Lá não é permitida a circulação de veículos. A pista asfaltada é tomada por esportistas e gente passeando a pé. Existe também um clube náutico, mas só para barcos pequenos.  Há uma parte que virou habitação dos pássaros e o acesso não é permitido, nem para pedestes. Os pássaros não gostam de barulho. Os corvos-do-mar voam em fileiras, formando cordões no céu e indo pousar nas árvores como se fossem folhas.

Pego a minha bicicleta mais nova e mais leve, de quadro de alumínio e chego com menos esforço e em menos tempo, uns 40 minutos. A minha mais antiga, cheia de suspensões e amortecedores é incrivelmente mais pesada. Ela tem, no entanto, a vantagens de ser mais confortável para as imperfeições das pistas da cidade. Com ela subo e desço até degraus, mas na hora da distância longa, o esforço é muito maior. 

Na pista do parque vou me deparando com ciclistas que, solitários ou em grupos, pedalam com seus trajes esportivos. Capacetes, óculos protetores, luvas, tênis sem cadarço, bermudas e camisas de tecido sintético e coladas no corpo, para diminuir o atrito do vento. As bermudas são acolchoadas internamente e as camisas têm bolsos nas costas.

Fui dar uma olhada nos preços dos equipamentos. Tem bicicleta de aço carbono que chega ao preço de um carro novo. A grande vantagem dessas bicicletas é o peso reduzido, que permite vencer distâncias com maior velocidade, menos esforço e menos tempo. Mas algumas são caras demais. Tem gente que prefere então comprar um bom exemplar usado e reserva uma parte do orçamento para manutenção.

Os acessorios não são menos caros. Uma simples bermuda de ciclista, com tecido antimicrobiano, em loja especializada, pode custar o preço de uma bicicleta simples, em uma grande loja de departamentos. Uma simples bermuda de tecido sintético e colante, com reforço de acolchoamento nos fundilhos. Para não machucar os... fundilhos.

No final da pista do parque há um farol com mais um belo panorama da cidade. No lado oposto, a imensidão das águas: o lago Ontario. Quase um oceano, que faz a vista se perder. Onde tudo que vê é o horizonte infinito, caminho para se chegar a um outro pais. É um mar tranquilo, sem ondas, de águas doces. Um dos Grandes Lagos, um dos maiores tesouros norte-americanos.

No comments: