9.2.05

Carnaval, chuva e matérias de jornal

A chuva veio com força no fim do Carnaval, esfriando o pouco que restava da minha animação. Na segunda e na terça-feira, fiquei em casa vendo filmes, lendo e escrevendo. A proximidade das férias e de uma viagem a local distante colaborou ainda mais para me fazer ficar em casa, evitando sair, tomar chuva e pegar desagradável gripe.

Neste Carnaval nenhuma música lançada me chamou a atenção. Se no ano passado hits como Maimbê Dandá e Toté de Maiangá disputaram a preferência do público, este ano poucos lançamentos marcaram presença.

Os ventos rasgaram a cobertura do camarote de Daniela Mercury, que foi transferido para dentro da Associação Atlética e montado em poucas horas. Já no Camarote do Oceania, soube que certo dia faltou luz e que os convidados foram gentilmente solicitados a abandonar o local, justamente enquanto a rua estava também escura. Muita gente reclamou.

O jornal A Tarde fez uma cobertura "engraçadinha" da grande festa, com o nome de "Carnaval do Papão". Sob pseudônimos, os repórteres fizeram matérias satíricas abordando aspectos e personagens da festa. A idéia ficou interessante, pois mudou por alguns dias a cara do jornal. Mas acho que faltou espírito mordaz. Isso sem contar que não havia nada de muito novo. A Tarde deveria ter feito uma seção menor com os textos, na qual os jornalistas pudessem ser mais venenosos e engraçados.

O resultado ficou no meio do caminho: nem o escracho total - pois os retratados devem ser respeitados - nem a informação precisa, pois ficava sempre a dúvida sobre o que era verdade e o que era proveniente da imaginação do repórter. As matérias ocuparam os espaços de várias editorias. De qualquer modo, deve ter sido um bom exercício para os que fizeram os textos.

No comments: