20.2.05

O Aviador (The Aviator, EUA, 2004), dirigido por Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio no papel-título, é a história real do magnata Howard Hughes e as suas duas grandes paixões: o cinema e a aviação. Herdeiro de uma empresa de poços de petróleo, Hughes tornou-se produtor cinematográfico de sucesso e poderoso empresário da aviação norte-americana.

Um dos fortes concorrentes aos Oscars deste ano, reúne 11 indicações, entre as quais: filme, diretor, ator principal e atriz coadjuvante (Cate Blanshett). Em termos cinematográficos, a obra é impecável. DiCaprio está fenomenal na pele do homem corajoso e com visão de futuro, mas que vai sendo consumido pelos transtornos obsessivos-compulsivos.

Baseado no livro O Aviador - A História Secreta de Howard Hughes, do jornalista Charles Higham, o diretor Scorsese fez um filme para agradar ao público e à academia de cinema americano, deixando de lado uma das suas principais características autorais: o olhar cáustico sobre personagens e a sociedade do país. Apesar do retrato de Hughes como louco, não há menção às orgias bissexuais que o milionário costumava participar e nem aos seus amores mais duradouras, com mulheres que não eram atrizes de cinema. Em O Aviador, o foco são as relações com as estrelas Katherine Hepburn, Ava Gardner e Jean Harlow.

No comments: