24.6.06

Debaixo de chuva

A cidade está vazia, morta. Quase todas as lojas estão fechadas. As ruas dormem esquecidas pelos veículos. Não existe feriado ou qualquer outra data que esvazie tanto a cidade da Bahia quanto o São João.

Normalmente, nos finais de semana e nos dias em que não há trabalho, as pessoas vão às praias, às ruas. Tem sempre bastante movimento nas ruas. No São João, não. É a grande festa do interior. As estradas é que ficam cheias e os ônibus lotados. Qualquer canto do Estado é recanto para festa ou para descanso. Comida farta nas casas, é a grande tradição do interior.

Nunca gostei muito da festa de São João. Já fui a vários forrós em várias cidades, em várias regiões da Bahia. Atualmente prefiro descansar em Salvador, enquanto a cidade fica tranqüila. Aproveitei para ver um filme e colocar as leituras em dia.

O forró corre solto no Pelourinho. As ruas estreitas ficam apertadíssimas para tanta gente, para aqueles que não se atreveram ou não tiveram dinheiro para viajar. E o pior foi que caiu a maior chuva ontem na cidade, dessas de alagar tudo em minutos. Vi na TV que as pessoas dançavam debaixo de guarda-chuvas. Quanta coragem, ó brava gente.

Tive um convite super-legal para viajar para o interior, para a bela fazenda de uma amiga. Foi uma pena que o trabalho e o cansaço tenham me impedido de pegar a estrada.

No comments: