3.6.06

O transporte e a vida

A greve de ônibus acabou, mas o movimento na cidade ainda não está regular. Algumas pessoas, principalmente aquelas que teriam que chegar ao trabalho, afirmam de forma veemente que os ônibus ainda não estão circulando. Quem saberá qual a realidade? Alguns dizem que a realidade é própria de cada um, mas nesse caso é preciso um filósofo para discorrer sobre o assunto.

Pobre população de uma das maiores cidades do país, que não conta com nenhum tipo de transporte urbano alternativo. Nem as peruas dão certo por aqui. Nada de metrô, nem bonde, nem de barco, na cidade rodeada de águas. Se nem o ex-ministro dos transportes, futuro candidato a governador do Estado, conseguiu concluir as obras do metrô, o que a população poderá esperar?

O pior é que o povo tem memória curta. Ninguém lembra que um certo comunicador e ex-político, hoje com grande sucesso na comunicação, durante a sua gestão pública foi acusado de responsável por gigantescos desvios de verbas que impediram a finalização do metrô de Salvador. E hoje o tal comunicador posa de paladino da justiça, denunciando ações nebulosas do governo e de empresas. A memória da população é volátil, desaparece no ar, infelizmente.

Em Salvador, nem as kombis e peruas funcionam. Em Recife, além de existir metrô, o transporte alternativo possibilita, até com certo conforto, o deslocamento das pessoas. Pobre Salvador, pobre povo.

(Continua no post abaixo)

No comments: