5.4.07

Falando de longe

Depois de longa viagem, escrevo de Toronto, a maior cidade do Canada, no estado de Ontario, tomando emprestimo do computador de amigos brasileiros que moram aqui ha algum tempo.

A temperatura de primavera no Canada estah menor do que eu esperava. Hoje a sensacao termica (o efeito do vento junto com a temperatura) chegou a -15 graus. Pela primeira vez vi e senti a neve. Por enquanto, as flores da primavera ainda nao chegaram. As tulipas, que sao as primeiras a aparecer, ainda estao em brotos. As arvores ainda nao tem folhas, elas se foram com o frio. Hah alguma semelhanca com as arvores secas do sertao. Exceto a temperatura, eh claro. Apesar da agua que cai do ceu em forma de flocos, o ar eh seco. A pele e os labios reclamam.

A cidade eh muito bacana, com pessoas de varias nacionalidades: chineses, indianos, paquistaneses, libaneses, italianos, gregos, russos, etc. E, claro, brasileiros que se espalham como praga.

Toronto eh muito organizada e limpa. As cozinhas acompanham os habitos de cada nacionalidade. A comida japonesa eh barata, ao contrario dos restaurantes de Salvador. O cafeh, servido em copos termicos, eh parte integrante da sobrevivencia na cidade, para distrair do frio.

Domingo parto para Montreal, no Quebec, onde a temperatura eh sempre mais baixa que em Toronto. Vou congelar! As aulas de frances comecam na proxima segunda.

No comments: