12.4.07

O frio continua

A escola eh bacana, tem gente de todo o mundo. Hah alguns brasileiros, que sempre se reunem, mas nem sempre conseguem falar soh frances. Outros estudam ingles e todos se esforcam. Alguns estao em processo de imigracao.

Montreal talvez nao seja o melhor local para aprender frances. Frente `a dificuldade de compreensao da lingua pelo visitante, os canadenses-quebequenses passam imediatamente para o ingles. Minha professora canadense, em Salvador, havia me alertado quanto a isso. Ela havia me sugerido que eu fosse estudar no interior do Quebec, onde soh se fala frances. Mas acho que vale a pena ficar aqui estudando, pois hah metro e a cidade eh bem maior que as outras da provincia.

Ontem fez um dia de sol, mesmo com a temperatura baixa. Hoje a neve voltou a cair. Ao meio-dia! "Bienvenus `a Montreal", nos disse o professor. Bem-vindos `a loucura do tempo em Montreal. Aqui nao tem essa coisa de o dia ser mais quente que a noite. As vezes eh ate mais frio. E olha que ainda estamos na primavera.

No comments: