30.7.12

Comida estrangeira

Um amigo baiano que mora em São Paulo me conta que foi almoçar com a família de uma amiga baiana, comum a nós dois, que mora também em São Paulo. Ele ficou surpreso e contente. A mãe dela havia trazido acarajés da Bahia, que foram prontamente devorados. Que luxo, acarajés vindos de Ilhéus! Os baianos adoram os bolinhos dourados. Eles são parte dos nossos recantos do sabor e da lembrança. Conheço gente que mora no Rio, em Brasília e, cada vez que volta da Bahia, leva acarajé e  abará, fresquinhos do dia, no avião. Conheço gente da Bahia que mora aqui em Toronto e que traz na mala, tudo congelado!


Abarás cozidos na folha de bananeira
Quase todas as iguarias da cozinha baiana são possíveis de reprodução em outros locais, em maiores ou menores distâncias da origem, mas o acarajé é o mais difícil, pela quantidade de dendê usada na fritura. 

Enquanto o acarajé é frito, o abará é cozido no vapor d'água. Os dois tem a mesma massa, mas um pouco de dendê é adicionado ao abará, que precisa ser engenhosamente enrolado em folha de bananeira para o cozimento. A folha de bananeira serve para dar o formato, mas também para dar sabor.

Há algum tempo, para matar a minha vontade de comer os bolinhos baianos, bolei um modo diferente na hora de fazê-los. Preparei a massa no modo convencional, ela é simples, apenas feijão-fradinho e cebola, batida no liquidificador. Coloquei um pouco de dendê, que trouxe na mala, na última vez que fui ao Brasil, para dar cor e sabor, e levei ao forno, na assadeira de bolinhos, aquela para o preparo de cupcakes. 


Para preparar o abará já pensei em usar folha de lótus, encontrada nos mercados chineses, com a qual eles preparam uns bolinhos cozinhos de arroz com recheio, que são bem bons. Os pacotes de arroz chineses ficam com um aspecto bem parecido com os abarás. Não imagino como ficaria o sabor.

Então a minha criação ficou assim meio abarajé assado, nem uma coisa nem outra, nem tico nem taco, mas até que ficou gostoso. O pessoal aqui devorou. Nham nham.

1 comment:

curtidas instagram said...

Amei o blog!