O logo é flexível e pode mudar de cor de acordo com a situação. As cores básicas são verde, azul, laranja e magenta (algo entre rosa e violeta), mas pode incorporar as cores da bandeira da Inglaterra ou de qualquer empresa patrocinadora. Tudo muito bem pensado e articulado, não é mesmo?

O que achei mais polêmico efetivamente foi a reclamação do Irã, que ameaçou boicotar os jogos. Os números guardam bastante coincidência com as letras z, i, o, n. Letras que formam a palavra Zion (ou Sion, em português), um sinônimo de Jerusalém. Sionismo é o movimento político iniciado em 1892 que defende o povo judeu e a existência de um Estado judaico independente, do modo como existe atualmente.
O Irã levou as reclamaçoes ao Comitê Olímpico Internacional, acusando o logo de racista e pedindo explicaçoes aos criadores. O Comitê não aceitou a solicitação. O Irã está participando das Olimpíadas.
Eu gosto do logo. Acho criativo, flexível, moderno e bonito. Mas eu sei que em comunicação visual nada é por acaso. O que faz aquele ponto entre os números 1 e 2? Por que ele estaria ali? Somente para preencher um espaço vago ou para formar a letra i?
Alguém fez a rearrumação do símbolo e publicou na internet.

E então, o que você acha? Foi uma simples coincidência ou foi proposital?
No comments:
Post a Comment