27.1.05

Perto Demais
A fotógrafa Anna (Julia Roberts) é casada com o médico Larry (Clive Owens), mas cede à sedução do escritor Dan (Jude Law), que vive com a ex-stripper Alice (Natalie Portman). Abandonado, o médico busca consolo com a companheira do seu oponente. Jogos de manipulação e crueldade ficam visíveis em Perto Demais (Closer, EUA, 2004), mas são totalmente verbais.

É um filme discursivo, no qual fala-se muito mais do que se mostra. Herança do texto teatral no qual o roteiro é baseado. É um drama que vai fundo ao mostrar o que as pessoas são capazes em seus relacionamentos. Mas nem por isso deixa de ser belo e envolvente.

A direção é de Mike Nichols, que dirigiu a série televisiva Angels in America. Julia Roberts está em um papel diferente: despojada, natural e com pouca maquiagem. Os destaques na atuação são Clive Owen (Rei Arthur) e Natalie Portman, que já ganharam os prêmios Globo de Ouro de ator e atriz coadjuvante e estão indicados aos Oscars nas mesmas categorias. Uma boa surpresa é ouvir a cantora brasileira Bebel Gilberto, que anda fazendo muito sucesso no exterior e também aqui no Brasil, entre os que apreciam a bossa eletrônica.

No comments: