6.1.05

Rebelde
Lutero (Luther, 2003, EUA, Alemanha) é a cinebiografia de Martim Lutero, o monge alemão que, insatisfeito com as práticas religiosas adotadas, desafiou a Igreja Católica há 500 anos. Após vários livros publicados, passa a ser perseguido e pressionado para que se redima publicamente. Lutero, no entanto, se recusa a negar suas teses. Excomungado, foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos.

O fato gerou a Reforma e deu origem à Igreja Protestante. A tradução da Bíblia do latim para o alemão, feita pelo monge, teve grande influência na formação da língua alemã. Apesar do caráter didático, o filme é interessante e movimentado. Uma boa aula de história, co-produzida pela Igreja Protestante dos Estados Unidos.

Dirigido pelo Canadense Eric Till, o filme traz no elenco o inglês Joseph Fiennes (de Shakespeare Apaixonado) como Lutero. A escolha não foi bem recebida pela crítica, que o considerou de aspecto pálido e frágil, em oposição à constituição forte e mais para um rude camponês que foi o verdadeiro Lutero. Mas o ator segura bem o papel.

No comments: