18.5.06

Desabafo

O tal Cláudio Lembo, atual governador de São Paulo, deu uma entrevista irada para a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. Com a crise da segurança pública, acuado pela opinião pública e pela ação de FHC, Serra e Alckmin - que querem se livrar de qualquer tipo associação com a explosão da violência em São Paulo, o ninho dos tucanos - , o governador desceu a marreta na burguesia paulista, acusada de ser incapaz de agir para realizar melhorias sociais.

A jornalista jogou mais álcool no braseiro, dizendo que a burguesia paulista é capaz de pagar 900 reais por uma dose de certo conhaque no badalado Fasano. O suficiente para quase três salários-mínimos para três famílias. O governador lembrou até do velho conceito da casa-grande-e-senzala.

Há tempos não vejo um discurso tão inflamado. Nem entre os mais radicais da esquerda. E não é que ele tem razão?

O Brasil é do jeito que é não só por causa do governo. Mas também por causa da população. Não a população pobre ou classe média, que luta muito para ter uma vida digna. Esses até ajudam alguns necessitados. Que muitas vezes são os seus parentes ou amigos.

Os ricos é que não dividem nada. Uma classe social de mente pouco iluminada, que só quer acumular mais riqueza. A cada dia, mais brasileiros entram nas listas dos bilionários. A economia do país é uma das maiores do mundo. Por que há tanta pobreza e tanta riqueza concentrada? Porque os ricos não vêem aquele outro, o pobre, como um igual. Vêem-no como um ser inferior. Há vários preconceitos embutidos no olhar sobre a pobreza. Infelizmente essa é a herança nefasta da escravidão.

Os governantes, por sua vez, são um espelho da população, pois foi a própria população quem os colocou no poder. Eles são incapazes de realizar mudanças para diminuir privilégios. Ou instituir mecanismos de desenvolvimento e controle orçamentário, financeiro e de justiça. Mudanças que seriam úteis para grande parcela da população, mas aqueles que ganham vantagens fazem tudo para não perdê-las. O compadrio é um traço de comportamento endêmico entre os brasileiros. Sempre se dá um jeitinho de acobertar as coisas mal feitas pelos colegas e amigos. Vemos isso em todos os níveis. Casos de assédio moral e sexual se acumulam e são abafados com aposentarias nas empresas.

A burguesia brasileira é muito cruel. Salve-se quem puder.

No comments: