9.11.07

Aluguel e dor-de-cabeça

Depois de três meses vazio, finalmente consigo alugar o meu apartamento quarto-e-sala, que fica em Salvador, na Barra. O último inquilino saiu em no final de julho. Eu ainda estava no Canadá. A imobiliária fez a burrice de não me comunicar via e-mail, para que eu autorizasse uma nova contratação. Eles alegaram que haviam tentado me contactar via telefone. É claro que não me acharam. Nem fizeram o esforço de mandar uma correspondência escrita. Eu já tinha atualizado o meu endereço e havia feito isso via e-mail! Ainda tem empresa na qual os funcionários não sabem utilizar correio eletrônico.

No final de agosto, eu me dei conta da falta do pagamento, liguei para a imobiliária e fui informado. Fiquei puto, mas fazer o que, autorizei a busca de novo inquilino. O tempo foi passando e nada de gente interessada. Enquanto isso, eu tinha que pagar condomínio, taxas extras e IPTU.

Há algumas semanas viajei e fui conferir se havia algum problema com o apartamento. É claro que havia. Depois de 2 anos e meio de aluguel, sempre há alguma coisa para fazer. Deixei uma lista na imobiliária com tudo que precisava ser feito. Mas vi que seria preciso mais do que isso para atrair gente nova.

Então tive que gastar uma grana para dar uma melhorada. Comprei espelho novo para o banheiro. Coloquei novas esquadrias de alumínio na sala e no quarto. Reformei uma parede do banheiro, quebrei o azulejo antigo e pintei de tinta esmalte branca. Fiz uma operação tapa-buraco no mármore Bege Bahia da pia do banheiro. Para completar, quase tudo pronto, na hora de verificar uma suspeita de vazamento na parede do quarto, tive uma surpresa chata. Havia praticamente um córrego que vinha do andar superior. Lá fui eu convencer o morador a verificar o vazamento.

O apartamento de cima é alugado por temporada. A dona mora em São Paulo e atualmente está na Europa. Que dificuldade. Quem administra o imóvel é uma argentina que mora no prédio, no apartamento que fica dois andares acima do meu. Ela foi simpática e, por sorte, a pessoa que estava ocupando o imóvel por temporada era um espanhol que não se incomodou de abrir a porta para nos atender.

Resultado, o vazamento era em uma tubulação do prédio. Felizmente a síndica também foi muito solícita e resolveu tudo. Inclusive refez a pintura da parede e do armário. Eu estava lá todo o tempo, de olho, conferindo que os trabalhos caminhassem. Tive que estender a minha estadia em Salvador para resolver as coisas. Pelo menos tudo foi feito.

A boa notícia é que um novo contrato de locação já foi assinado. É aquela velha história, o dono tem que estar por perto para que as coisas andem. Essa grana será fundamental para pagar as minhas despesas quando voltar para o Canadá.

No comments: