6.11.07

Luz do sol

Voltei para a academia. Não a científica, a da malhação mesmo. Vou ver se ainda dá tempo de recuperar o corpitcho até o verão - que na realidade já está instalado. Até que não estou fora de forma. Alguns minutos de bicicleta ergométrica em casa estavam ajudando a segurar as calorias dentro do limite. Ontem, o primeiro dia de exercícios foi sem muitas dificuldades. Hoje estou sentindo o esforço feito nos músculos dos braços. As pernas não sentem dores, estavam mais acostumadas.

O sol traz um brilho especial para a cidade. Os turistas dão as caras. Assim como Salvador, Ilhéus também atrai muitos turistas. Menos estrangeiros, mais gente que vem de Minas, Goias, Brasília e Espírito Santo.

Por falar em estrangeiros e luz do sol, li uma crônica interessante no jornal "La Presse" (www.cyberpresse.ca), de Montréal, na qual o cronista reclamava que estava se sentindo muito cansado e com sono. É outono no Canadá, o frio já chegou e a luz do dia vai diminuindo.

Nos comentários, os leitores, preocupados com os sintomas de depressão, recomendam que o jornalista faça desde exercícios até a utilização de "photothérapie (ou luminothérapie)". Um deles faz uma recomendação ainda mais interessante. O jornalista deverá usar sandálias amarelas (de preferência Havaianas - isso mesmo, havaianas!). Para quando o olhar deixar a linha do horizonte e for baixando, irá encontrar de supetão uma sandália amarela brilhante. O ânimo será então prontamente recuperado. O leitor ainda diz que pode parecer esnobe da parte dele, mas é melhor que o jornalista utilize as havaianas. Ou seja, é chique usar havaianas.

Outro conselho do mesmo leitor era pedir a um amigo para dar um chute nas canelas. Assim o jornalista não iria conseguir dormir. Humor canadense, sem muita graça.

O que eu achei mais engraçado é que, há algumas semanas, eu comprei exatamente um par de havaianas amarelas para levar para o Canadá. Daquelas bem nacionalistas, nas cores do país, amarelona com três linhas finas (nas cores azul, branca e verde) entre as borrachas do solado. E com bandeirinha do Brasil presa na tira verde, igual à da foto. Espero com isso ficar preparado para o outono canadense. Humor brasileiro, sem graça nenhuma.

Eis a transcrição do recado, para não parecer invenção.

"Achètes-toi des gougounes jaunes (je voudrais pas passer pour un snob, mais je pense que ça fonctionne mieux avec de Havaianas). Quand ton regard va quitter la ligne d’horizon, il va descendre tranquilement et PAF!!! va frapper du jaune flashant et tu vas revenir instantanément à tes esprits.

Un autre truc, un peu plus radical celui-là, est de demander à un ami de te donner un bon coup de pied dans les schnoles. Difficile de se rendormir après ça.

Si t’as d’autres problèmes à régler, n’hésite pas! On a des solutions!"

No comments: