11.8.03

Apaguei sem querer este post que havia publicado no dia 05.08. Lá vai novamente.

Cinema Comentado

A decadência dos valores da sociedade americana não é assunto novo na produção cinematográfica dos Estados Unidos. Tome-se, por exemplo, o já clássico Beleza Americana, ganhador de Oscar. Mas nenhum cineasta parece saber abordar a decadência, agora sob o aspecto dos adolescentes, com tanta pertinência quanto o cineasta Larry Clark, diretor de "Bully", de 2001, que teve pré-estréia no último final de semana, na Sala de Arte do Baiano.



Clark é o autor dos consagrados "Kids" e "Ken Park", ambos também sobre a adolescência. Utilizando imagens fortes, quase pornográficas, o diretor constrói um retrato áspero da juventude americana. Violência, sexo, drogas, famílias descontruídas, ausência de valores morais. Em seus carros de luxo, adolescentes agem como adultos - com responsabilidades de crianças.



Bobby (Nick Stahl) e Marty (Brad Renfro) , dois jovens de classe média alta, dão pequenos golpes para conseguir dinheiro e comprar drogas. Ao mesmo tempo em que saem à noite para conseguir garotas, Bobby subjulga Marty. Agride-o física e verbalmente. Marty então envolve-se mais profundamente com uma garota, Lisa (Rachel Miner). Juntos, bolam um plano para se livrar de Bob. O filme é baseado em uma história real.




No comments: