22.8.03

Stupid White Man - Uma Nação de Idiotas

Programas sociais deficitários, violência urbana e corrupção política soam familiares ao dia-a-dia brasileiro. Não deixa de ser uma surpresa que os Estados Unidos, nação mais poderosa do mundo, depare-se com problemas semelhantes aos de países do terceiro mundo. É com essa impressão que o leitor se depara ao ler o livro "Stupid White Man - Uma Nação de Idiotas", escrito pelo cineasta Michael Moore, diretor de Tiros em Columbine.

O livro não tem meias palavras sobre o governo George Bush. Desde a eleição, com suspeita de fraude, até a dependência a grupos empresariais - principalmente do setor petrolífero - e os vários cortes orçamentários na área social, o autor faz um verdadeiro dossiê anti-Bush, com informações e opiniões consistentes. Moore conta que o atual presidente é completamente dependente das decisões do grupo de Bush pai, que sempre esteve por trás carreira política do júnior. Desde a bolsa para ingressar na universidade.

Anterior ao atentado de 11 de setembro, o livro teve problemas para ser publicado nos Estados Unidos. O autor diz que o apoio da classe das bibliotecárias do país foi fundamental para o trabalho ser liberado. Atualmente "Stupid White Man" está entre os mais vendidos em vários países, inclusive o Brasil.

Publicado no Super Fatos.

No comments: