13.8.03

Atum e gulodices

O atum é um peixe pouco conhecido na Bahia. Aos desavisados, parece que é um peixe importado, somente encontrado enlatado, envolvido em água e sal. Mas é fácil encontrar o atum na seção de pescados dos supermercados, a preço razoavel. E o que é melhor: tem carne saborosa, maciça, com poucas espinhas. Basta ferver as postas em sal e água, para obter uma quantidade de carne bem maior do que a existente nas latinhas, a custo bem menor.
Ouvi falar que a moqueca de atum fica muito saborosa. Ainda não provei, mas vou tentar. Por enquanto, fiz uma massa com um molho que leva creme de leite, salsa, cebola, alho, ervilhas e um pouco de queijo ralado envolvendo o peixe desfiado. Ficou uma delícia.

Após aferventar o atum, retirei a pele e a espinha central. Na parte em que a barbatana se encaixa, há uma concentração de espinhas, entremeadas de carne. Fui separando as partes maiores de carne e as menores. Enquanto isso, Ronrom ficava miando, querendo um pedaço de peixe. Eu sabia que gatos adoram peixe, mas não imaginava que fosse tanto. Ele devorou, numa rapidez incrível, os pedaços que lhe dei. Lembrei imediatamente do gato Mandachuva, do desenho animado, que devorava o peixe e deixava só o "esqueleto".

No comments: