7.6.05

Comida de praia

O novo lançamento do engenheiro e gastrônomo Guilherme Radel, A Cozinha Praiana da Bahia, tem ilustrações e fotos impressas em alta qualidade, no nível das publicações de gastronomia internacional.

A cozinha baiana proveniente do litoral é formada basicamente por frutos do mar: peixes, crustáceos e moluscos. As receitas são simples, à base de cebola, alho, tomate e coentro.

Radel faz uma introdução extensa, na qual aborda aspectos biológicos, geológicos e sociológicos do litoral e recorda o seu passado em Salvador. Antes de cada seqüência de receitas, há informações e dicas de manejo e de preparo dos alimentos.

Um aspecto interessante para os aficionados da gastronomia é verificar quais os moluscos disponíveis no litoral da Bahia e a correspondência com aqueles presentes receitas das cozinhas internacionais. Pelo livro, fica-se sabendo que o papa-fumo corresponde ao vôngole e o paco-paco corresponde à vieira. E que há o interessante peguari, retirado de um búzio, com o qual se faz uma famosa moqueca.

A Cozinha Praia na Bahia é a segunda etapa do projeto iniciado com o livro A Cozinha Sertaneja da Bahia. O próximo passo é A Cozinha Africana da Bahia, que completa a trilogia da culinária baiana.

No comments: