4.6.05


A Queda - As Últimas Horas de Hitler (Alemanha, Itália, 2004) é um retrato dos últimos dias de poder do ditador alemão e dos comandantes nazistas. Refugiados em fortaleza subterrânea (bunker) em Berlim, eles conferem a derrota dos seus exércitos e aguardam a tomada da cidade pelos soviéticos, representantes dos países aliados.

Na Europa, o filme foi criticado por mostrar o ditador de forma humanizada demais, gentil ao tratar com sua secretária e cuidadoso com o seu animal de estimação. Mas a arrogância também está presente. O ator alemão Bruno Ganz (um dos anjos do clássico Asas do Desejo, de Win Wenders) encarna Hitler de forma marcante e definitiva. Não tem como não lembrar dele como o Führer daqui para a frente.

A Queda é um filme tenso e angustiante, mas é uma aula de história. Aliás, o cinema da atualidade é responsável por grande parte da fixação, na mente do público, de fatos e personalidades que marcaram época. Como não associar imagens e cenários históricos ao que é visto nas telas de projeção?

No comments: