26.6.05

Fim de festa

O São João foi de muita chuva na Bahia. A chuvarada impediu até os passeios no Pelourinho para conferir a decoração. A cidade ficou vazia com o êxodo, desta vez urbano.

Antes do feriado, as lojas dos shoppings estavam cheias de gente procurando roupa para vestir nas festas. Vi loja com fila na porta, com acesso controlado para entrada dos clientes. Uma loucura. Um amigo comentou que, também e principalmente entre as pessoas que moram na zona rural, é tradição comprar roupa nova no São João.

Na quinta-feira à noite fui para a casa de amigos que fizeram uma delícia de ceia junina, com bolos, salgados, patês e um prato quente. Uma especialidade mineira: canjiquinha com bisteca de porco. A canjiquinha é feita com o milho quebrado (chamado de quirera ou xerém) e cozido, formando uma espécie de pirão. É muito bom. O autor do prato em breve estará lançando um site de culinária.

No sábado fui, até que enfim, conhecer o restaurante La Lupa, no Pelourinho, que ganhou o título de melhor italiano da cidade, concedido pelo guia Veja. De entrada, pedi bruschettas, que estavam deliciosas, em três versões: tomates picados em suave vinagrete, azeitonas pretas e berinjelas. O prato principal foi papardelle (uma massa chata e larga) com cogumelos porcini secos e camarões.

Quer saber o que achei? Esperava mais do prato, que era a sugestão da Veja. Estava bem feito, mas achei que o sabor forte do funghi se sobrepôs demais ao do camarão. O creme que envolvia a massa tinha um toque de acidez, possivelmente era aceto balsâmico. Prefiro o creme mais suave. Havia também, ao meu ver, salsa em demasia. Da próxima vez, vou tentar outro prato.

No comments: