13.6.05

Nesta data

Até que não achei chato trabalhar no dia do aniversário. Inicialmente, tinha previsto descansar. Com os eventos que ocorreram em Ilhéus, negociei a folga na sexta-feira, voltei a Salvador no domingo à tarde e encarei o trabalho hoje.

Recebi muitos parabéns e comemoração à moda baiana, com acarajés e abarás. Ganhei da minha amiga V., a mulher rodeada de gastrônomos, um interessante pacote de berinjelas secas, vindo de Lençóis, cidade turística da Chapada Diamantina que vem se especializando na produção de frutas e legumes secos e cristalizados.

Em Ilhéus, no sábado, houve comemoração do aniversário do meu tio L., que decidiu comemorar os 50 anos de forma bem-humorada. Descolou uma fantástica casa na praia de Olivença e encomendou um serviço de bufê para o "Boteco 50". Eta família que gosta de fazer festa!

As mesas tinham cardápios com todos os tira-gostos e bebidas que seriam servidos. O bar da piscina foi decorado como se fosse um boteco: máquina de café, estufa de salgados, xícaras e talheres organizados em fileiras. Pendurados no teto, havia salames, queijos e até peças de bacalhau. Tinha também placa comemorativa em madeira esculpida, na forma de tampinha de garrafa. Nas mesas, as tigelas de tira-gostos possuíam o logotipo da festa.

No boteco ficava um barman servindo roskas, batidas e sucos. Havia cachaças finas de várias procedências. No quadro de giz, pendurado ao lado, constava o cardápio do dia: feijoada. Mais as saladas: verde, mexilhão, bacalhau com grão-de-bico. Garçons serviam cervejas, refrigerantes e água de coco.

De sobremesa, frutas cristalizadas, ambrosia, cocada de leite condensado e doce de groselha em calda, que além de belo é delicioso. O cupuaçu cristalizado, feito na região, é coisa de ci-ne-ma!

Tive uma surpresa ótima ao receber os parabéns, via e-mail, de H., uma amiga de longa data, mas com quem atualmente não tenho muita convivência ao vivo. Ela se lembrou do meu aniversário e me revelou que é leitora frequente deste blog - eu não sabia, pois ela nunca havia deixado comentário. Fiquei muuuito feliz.

No comments: