21.6.05

Eles estão de volta

Depois de um tempo sem aparecer, os camarões voltaram a reluzir nas mesas e na minha cozinha. A pesca estava proibida, pois era época de reprodução. Agora, eles estão de volta, e o que é melhor: graúdos. Trouxe de Ilhéus alguns pacotes de camarões rosa. Vieram com casca, mas sem as cabeças. O primeiro pacote já foi para a panela – e para o estômago.

Sempre fico em dúvida no preparo dos camarões. Eles cozinham com a casca? Melhor descascá-los ainda crus? Os camarões são misteriosos. O que tenho certeza é que, ao lavá-los ainda crus, não se deve jogar vinagre ou suco de limão diretamente neles, pois ficam borrachudos. Para tirar a maresia, costumo colocar um pouco de vinho branco no cozimento.

Ok, com essas informações e sem disposição para tirar as cascas, dei uma fervida rápida só com água. Evitei o sal para não desidratá-los. Depois passei na manteiga, salpicando um pouco de sal com alho. Para arrematar, um pouco de manjericão seco, posto no final, para não queimar. Ficou uma delícia.

Algumas pessoas dizem que os camarões devem ser preparados e consumidos com as cascas, para preservar o sabor. Acredito que só os maiores exemplares – e fritos - podem ser desse jeito. Não faz sentido servir camarões com casca no bobó, moqueca ou outro prato com caldo. Definitivamente, não fica bom.

Os camarões colocados no molho dos abarás e acarajés, servidos nas ruas da Bahia, têm as cascas preservadas. É impossível retirar a casca do camarão seco e defumado, ingrediente com o qual normalmente se prepara o acompanhamento dos bolinhos típicos baianos.

No dia seguinte ao cozimento, peguei os camarões que restavam na geladeira, em torno de meio quilo, e descasquei-os. Quando os camarões estão frios é mais fácil para descascá-los. Parece que a casca fica mais solta. No mínimo, não há o risco que queimar as mãos.

Piquei uma cebola, refoguei na manteiga até deixá-la transparente. Piquei um tomate, coloquei junto e continuei a refogar. Pus um pouco de sal com alho, adicionei os camarões descascados. Por fim, um pouco de manjericão seco, mais ou menos uma colher de chá. Deixei tomar gosto. Juntei um pouco do peixe cozido e desfiado que repousava (isto é, estava sobrando, hehehe) na geladeira. Deixei tudo esquentar bem e joguei uma caixinha de creme de leite. Mais um pouco de sal. E só. Servi com espaguete. O queijo ralado não foi nem necessário. Vou deixar a modéstia de lado e informar que ficou muito bom. De deixar saudade. Uma delícia.

Está na hora de apreciar o sabor dos camarões. Eles estão grandes e fáceis de achar a preço bom. É o momento de aproveitar enquanto a horda de turistas não chega, parecendo gafanhotos, devorando e inflacionando tudo. Ainda não é verão, os hotéis e restaurantes ainda não empreenderam a cozinha-extermínio de camarões.

No comments: