2.8.05

Gato de rua

Enquanto teclo em frente ao computador, a gatinha Kika suavemente pula em meu colo. Ela não pode me ver sentado, seja lendo ou escrevendo, que vem logo se aconchegando em busca de afagos. O gato Ronrom fica olhando, sempre ressabiado – e com ciúme. Antes eu achava que ele tinha ciúme da atenção que eu dispenso a ela. Mas outro dia percebi que ele não gosta é que ela o veja também pedindo afagos a mim. Acho que ele tem vergonha.

Enquanto eu não tinha animal de estimação, não ligava para os bichos de rua. Cachorros e gatos, soltos por aí, não me diziam nada. Depois que os gatos chegaram a minha casa, não posso ver um passeando perdido pela rua, que tenho vontade de trazê-lo para dentro de casa. Vontade contida mais do que rapidamente, por algum lapso de bom-senso.

Outro dia eu vinha subindo a rua em que moro, uma ladeira de inclinação não muito acentuada. Era início da noite, a iluminação já vinha dos postes. De repente vi um bicho que parecia um rato, tinha o tamanho de um enorme. Era cinzento feito uma enorme ratazana. Rato que nada, era um filhote de gato com um palmo de comprimento. O bichinho ficava pra lá e pra cá seguindo os passantes, especialmente aqueles que vinham com sacolas do mercado, que fica logo ali bem próximo. Ele estava com fome, procurava comida.

Me deu uma dó danada e por alguns instantes pensei em trazê-lo para casa. Ele parecia ter se desgarrado da mãe há pouco tempo. Talvez ainda estivesse se alimentando à base de leite. Eu me contive e vi que não poderia cometer uma loucura daquelas. Já tenho dois em casa. Havia um senhor ali por perto que não conseguia esconder a sua vontade de também levar o bichinho para casa. Mas ele também aparentava notar a impossibilidade de fazer um ato tão ousado. Parecia ter mais medo de tomar uma vassourada da patroa. Com gato e tudo.

Já pensou se todo mundo resolvesse levar gato de rua para casa? Não ia sobrar um gato passeador. Que seria dos vendedores de churrasquinho durante o Carnaval? E dos clientes, foliões famintos? O consumo durante a festa deve ser a única explicação pela qual não há milhares de gatos espalhados pelas ruas. Os bichanos se reproduzem em uma velocidade espantosa.

No comments: