30.8.05

Da saúde e da gula

O processo de “desembagulhamento” está avançado. Não tenho faltado à academia e sigo o roteiro de exercícios sem ficar enrolando. As dores nas costas diminuíram, também por ter diminuído o tempo que fico sentado em frente ao computador.

Outro dia - que ninguém é de ferro nem sobrevive fazendo exercícios e fotossíntese -, provei um prato no mínimo diferente: carne de ema. Ema? Sim, aquele bicho que parece uma mini-avestruz. E a carne também é muito semelhante à da avestruz. Vermelha, parece carne de boi. Sabor acentuado, textura bastante macia.

Que o Ibama não saiba das minhas aventuras gastronômicas. Esses animais não estão liberados para a caça e o consumo. Quem conseguiu a carne foi um amigo que tem fazenda. Eu ajudei só no preparo. Não é que ficou bom? Pus o tempero básico: cebola, alho, salsa, azeite. E vinho tinto de boa qualidade para amolecer e dar um sabor bacana.

Para acompanhar, um risoto de cogumelos shimeji com creme de leite, feito com arroz carnaroli, um tipo de arroz arbóreo italiano. O arbóreo é um arroz de grão mais arredondado que o arroz comum no Brasil. Demora para cozinhar, absorve bem o sabor dos temperos e libera amido, tornando o risoto cremoso.

Uma italiana que conheci me disse que o arbóreo é o arroz do dia-a-dia do seu país. Por aqui custa mais caro que o nosso comum, mas vale a pena provar de ver em quando, pois o sabor compensa. Eu adoro a maior parte dos pratos feitos com arroz, seja de que tipo for. O tal do arroz selvagem é que não me seduz. Não vejo nada de saboroso. É apenas diferente. Parece um monte de mini-gravetos.

Para felicidade geral da nação baiana, os cogumelos hiratake (parecidos com os shitake) e shimeji estão sendo produzidos perto de Salvador, em Mata de São João. Na Exporural adquiri duas porções a preços camaradas. Uma de cogumelos frescos hiratake e outras de cogumelos secos shimeji.

Preparei os cogumelos hiratake somente refogados na manteiga com alho. Ficou uma delícia. Os shimeji eu fervi na água para hidratar e pus no risoto. Dando uma passada na cebola e alho antes, é claro, para garantir o sabor.

No comments: