21.11.05

Campanha pelo preço baixo no teatro e no cinema baiano

Não sou nenhum conhecedor dos cálculos das produções culturais, mas observo o que se passa nos teatros e salas de cinema de Salvador. Depois do aperto que a Prefeitura deu nas carteiras de estudante falsificadas, ficou visível a redução do público em alguns espaços.

O fato é que teatros e cinemas estão muito caros para o bolso médio do freqüentador. Tem produção local que chega a cobrar 30 reais a inteira no sábado. O resultado é menos da metade do teatro preenchido. E muitos convidados na platéia. As salas de cinema comercial não sofreram muito abalo, pois a maior parte do público é composto de estudantes. Principalmente nos “Domingos Selvagens”, a movimentação continua intensa. Aí não há nem como argumentar. As salas de cinema autoral é que parecem ter sofrido maior redução de público.

O teatro baiano, particularmente, anda caro. Depois que deixei de ser estudante, reduzi bastante as minhas idas. Procuro aproveitar as promoções e convites. Mas não tenho ido com a freqüência que desejaria.

Os espetáculos teatrais mais comerciais e os filmes de arte deveriam baixar de preço. Há pouco tempo, uma peça sobre Raul Seixas atraía uma horda de interessados, pela qualidade do espetáculo e pelo preço acessível. Teatro sempre lotado, difícil até conseguir ingressos. O Theatro XVIII, com seus ingressos a 4 reais, está sempre lotado. A peça 1,99, de Ricardo Castro, também. O Teatro Vila Velha tem espetáculos a preços bem camaradas.

Bem que poderia haver uma campanha de meia entrada para todos. Por exemplo, se a peça custa 30, a meia entrada (para todos os pagantes) ficaria em 15. Mais em conta, maior probabilidade de o público se aproximar.

No início deste ano, quando comecei a notar que as peças estavam mais caras, achei até interessante. Pensei que se tratava de uma “valorização” (monetária) do teatro baiano. Mas quando comparei, nas revistas especializadas, com os preços de espetáculos no Rio e São Paulo (descontando aqueles com atores globais), notei que alguns baianos estão mais caros do que lá!

Abaixem os preços já! Perde-se no valor do ingresso, mas se compensa no aumento dos pagantes. A conta parece valer a pena.

No comments: