4.9.05

A luta na Depressão

Depois de se tornar campeão no boxe, Jim Braddock (Russel Crowe, de Gladiador) começa a sofrer derrotas e é obrigado a se afastar dos ringues. É a época da Grande Depressão nos Estados Unidos, na década de trinta, o boxeador tem que se virar como estivador para garantir o sustento da mulher Mae (Renée Zellweger) e dos três filhos pequenos.

Uma última chance é concedida. Braddock retorna às cordas, para preencher um cancelamento de última hora. A Luta pela Esperança (Cinderella Man, EUA, 2005), dirigido por Ron Howard, é a cinebiografia do boxeador que ficou conhecido como Cinderella Man, pois ressurgiu da pobreza. As cenas de luta são eletrizantes, comparando-se aos melhores momentos do gênero, como em Menina de Ouro.

Russel Crowe apresenta um desempenho memorável e emocionante, no papel de um homem íntegro que não mede esforços para garantir a sobrevivência e a união da família. E que se torna símbolo de esperança daqueles que passavam pela profunda crise econômica no país. A única ressalva é a obviedade do filme no realce do "espírito americano" para vencer as adversidades. Mas estamos em Hollywood.

No comments: