18.12.05

Camarões no mar espesso

Havia, em um reino hoje distante do meu bolso, um restaurante italiano no qual majestosamente reinava um prato de macarrão com camarão ao molho branco. Eram tempos nos quais eu ainda não tinha me iniciado nos segredos das massas.

Aquela massa era saboreada de uma maneira delirante, com a prática da pesca de camarões de bom tamanho em um lago espesso de molho branco com aroma de noz-moscada.

O tempo passou, aprendi algumas nuances do preparo das massas e dos molhos, e, de vez em quando, vou às panelas para matar as saudades. Os molhos italianos não são muito complicados e tem preparo rápido. Portanto, nos dias que correm, ao sair para almoçar ou jantar, prefiro experimentar pratos com os quais não tenho intimidade no preparo ou que não me disponho a fazer. Não é por esquecimento das massas, de forma alguma.

Tanto que ontem fiz um espaguete com camarão ao molho branco. Os camarões vieram de Ilhéus e dormitavam no meu congelador há algum tempo, contando com a minha pouca disposição para retirar-lhes as cascas.

Armado de coragem, paciência e persistência, eis que parto ao trabalho minucioso de descascamento sem desmanchar a carne. Aprendi que primeiro deve-se ferver os camarões para depois descascá-los. Fica mais fácil.

Piquei cebola e pus um pouco de manteiga para refogá-la. Mais um dente de alho picado e um pouco de sal. A seguir os camarões, para tomar gosto. Mexe-mexe, para lá e para cá. Um tantinho de salsa picada. Depois, o creme branco. Leite com um pouco de maisena, para garantir a textura, e mais um pouquinho de manteiga, para a untuosidade. Por fim, uma caixinha de creme de leite.

Eis o meu segredo para os molhos de base cremosa. Adiciono leite com maisena ou farinha de trigo e um pouco de manteiga. Fica mais leve e menos enjoativo do que se somente for usado o creme de leite.

O toque final ficou por conta da noz-moscada ralada na hora. Ah, e do queijo parmesão também ralado no momento de servir.

No comments: