7.12.05

Libelo anti-semita

No século XVI, na cidade de Veneza, Bassanio (Joseph Fiennes) pede um empréstimo ao amigo Antonio (Jeremy Irons) um empréstimo para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), uma rica herdeira. Antonio tem recursos, mas o seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Os dois então recorrem ao judeu Shylock (Al Pacino). O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio, enquanto avalista, entregará um pedaço de sua própria carne. O naufrágio das suas embarcações deixa Antonio em situação complicada. O caso é levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

O Mercador de Veneza (The Merchandt of Venice, EUA,2004), dirigido por Michael Radford, é baseado na peça teatral de William Shakespeare. A história é claramente anti-semita. O judeu é mostrado como usurário e desumano.

A tradução manteve a língua portuguesa formal, com a utilização da segunda pessoa do verbo. Várias frases em ordem inversa mantêm o caráter poético de Shakespeare, mas exigem esforço de compreensão. O time de atores é de primeira, no entanto a atuação mais destacada é de Al Pacino. O filme tem primorosos e premiados figurinos.

No comments: