27.11.03

"A era do escândalo: lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem" é o livro lançado pelo jornalista Mauro Rosa, consultor de imagem, ex-editor da revista Veja e ganhador do Prêmio Esso de jornalismo em 91 e 92.

Analisando ocorrências que geraram arranhões para a imagem de empresas e de profissionais, o livro detalha os procedimentos que foram tomados nessas situações. Os caso relatados são: a queda do voo 402 da TAM, o caso Cacciola, a agonia pública de Covas, os bastidores do apagão, o caso EJ, o drama da atriz Glória Pires, a crise da Telefonica, o afundamento da plataforma P-36, o caso Telemar e o caso Alceni Guerra.

O autor lista pelo menos dez tipos de crises que podem ocorrer: de origem criminosa, de natureza econômica, de informação, desastres industriais, desastres naturais, falhas em equipamentos e construções, de natureza legal, de relações humanas, de risco de vida e regulatórias. Além da ocorrência simultânea de multiplas crises.

O jornalista aborda a importância de se ter um plano de gerenciamento de crises de imagem nas empresas. Para Mauro Rosa, a palavra chave é prevenção. Adotar uma atitude preventiva significa, na prática, "mapear as dificuldades que poderão surgir e definir soluções quando a cabeça não está quente, nem a pressão insuportável".

Publicado no Super Fatos

No comments: