16.3.05

Comida de viagem

Estou passando muito bem na viagem. Vinhos a precos baixos e comida bastante acessível. Na Argentina me esbaldei nos alfajores, que sao os doces típicos. Dois ou tres biscoitos redondos, com uma camada de doce de leite entre eles e cobertura de chocolate. Imagine que delícia.

O prato tipico do país é a parrillada, que nao é nada mais do que o nosso churrasco. O problema é que de acompanhamento só sao servidas batatas fritas. Haja gordura. Mas o prato que os nossos vizinhos mais se orgulham é o "bife de chorizo", um bifao enorme de contra-filé, quase do tamanho de um prato! E vem sozinho. As batatas fritas tem que ser pedidas à parte. Gostei das "papas souflée", que sao as fritas mais macias, parecem levar um rápido cozimento antes da fritura.

A carne é excepcional. Nunca comi tao macia e saborosa. Vem servida sem nada de sal, que é colocado pelo comensal - a origem do nome deve vir daí. As razoes para a suavidade sao: o bom corte, a raca do gado (a maioria é Red Angus, europeu) e a idade de corte do animal. A "ternera" argentina é mais jovem que o nosso novilho.

As empanadas sao muito marcantes, talvez o prato mais representativo da culinaria criolla. Criollo, diferente do sentido da palavra crioulo no Brasil, é o descendente de europeu nascido na América. As empanadas sao semelhantes a pastéis, massa de farinha de trigo com recheio, e podem ser fritas ou assadas. A maioria é assada. Há lanchonetes fast-food só de empanadas e elas sao deliciosas. Perto do hotel em que estava, havia a Solo Empanadas, e cada uma delas saía por 1,20 pesos, o que equivale a mais ou menos 1,1 real. A de queijo roquefort era uma coisa.

Ainda havia as massas e os vinhos, mas o texto já tá muito longo.

No comments: