18.7.05

Aula na cozinha

Disposto a conhecer mais de um assunto que costumo mais observar e consumir do que praticar a criação, decido me matricular em um curso de culinária. Mais precisamente sobre cozinha mexicana, que eu admiro, mas não conheço muito. O treinamento está ocorrendo no Sesc/Senac Pelourinho.

A sala de aula tem carteiras e cozinha experimental, dessas que a gente vê em programa de televisão, com bancada, armários, geladeira Bosch (daquelas grandes de aço escovado) e espelhos inclinados para facilitar a visualização. Tudo organizado, novinho, com ar-condicionado regulável. Bastante conforto. As receitas vêm em uma apostila com um breve histórico.

O professor é simplesmente o ex-chef de um famoso restaurante mexicano em Salvador. Ele agora executa as receitas do México em um restaurante em Costa do Sauípe.

No grupo de alunos tem desde cozinheira de família rica - cujo patrão é vidrado em pratos mexicanos - até alguns pós-adolescentes que parecem interessados nos altos salários dos restaurantes caros, ou mesmo no sucesso dos cozinheiros da televisão. Passando por gente que enfia a mão no tempero dos restaurantes da cidade.

O clima da aula é muito agradável. Alguns alunos se oferecem para ajudar no preparo e instrutores de outros cursos de culinária do Senac também participam. No final, vem uma das melhores partes: a degustação. Taí uma das coisas que eu gosto desse pessoal que trabalha com cozinha: quase todos são gentis e bem-humorados. Em pouco tempo está todo mundo na maior intimidade, batendo papo, fazendo piadinhas e trocando figurinhas sobre preparo de pratos. A comida tem esse efeito fantástico de aproximar as pessoas. Não é à toa que os diplomatas vivem de freqüentar e oferecer almoços e jantares.

Hoje, o primeiro dia, foram feitas quatro receitas, todos pratos apimentados. Duas entradas: banana frita com chili e cubos de manga também com chili, que é o tempero típico do México. É praticamente pimenta moída. Duas saladas deliciosas de folhas verdes, uma com frango e outra com camarão, acompanhadas de molhos elaborados. O camarão foi preparado na chapa com azeite de oliva e um tempero pronto chamado Lemon, de ervas secas com limão. Ficou uma coisa.

No comments: