13.7.05

Morte no pagode

No final da década de oitenta, a axé music despontava em Salvador. Havia festas nos clubes, animadas pelas estrelas em ascensão. Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Beijo (com Netinho) tocavam a noite inteira, fazendo a galera dançar até o sol revelar as feições cansadas dos festeiros.

Com o sucesso nacional ocorrido na década de noventa, os clubes ficaram pequenos. Grandes eventos passaram a ocorrer em espaços maiores, como o Parque de Exposições. Ou em locais menores, como o Rock in Rio Café, onde o público também é menor, mas as despesas de infra-estrutura dos shows ficam reduzidas, pois o palco já está montado.

No final de semana passado foi a vez da Birinight Fest, no Parque de Exposições. Vários grupos de pagode reunidos para fazer a quebradeira geral. Birinight é uma bebida do tipo “frizzy drink”, como se chama lá fora. Álcool gaseificado, adoçado e com sabores variados. Do tipo Smirnoff Ice, só que mais barato.

Na festa patrocinada pela bebida, até o horário da meia-noite uma garrafinha, que deve ter uns 400 ml, era vendida por um real! Para entrar na festa, a “casadinha”, para duas pessoas, custava 20 reais. Uma pechincha. Bastava somente economizar valor do ônibus para voltar para casa. Bem do jeito que o pessoal de Salvador gosta: gastar pouco e dançar a noite toda

O resultado é que os ingressos foram totalmente vendidos. Setenta mil pessoas no evento. Se Salvador tem 2,7 milhões de habitantes, isso significa a presença de 2,5% da população da cidade na festa. A cada duzentos moradores da cidade, cinco estiveram por lá. Olha que estamos em inverno chuvoso, não há tantos turistas quanto no verão.

O fato triste na história foi o assassinato de um rapaz durante o evento. Sabe-se que foi morto por alguém que estava armado no Parque de Exposições. Houve reclamações de que a organização da festa, pelo fato de haver vendido todos os ingressos antecipadamente, descuidou da segurança na detecção de metais e também da assistência médica.

Será que o descuido foi pelo fato de o evento ser destinado a um público de poder aquisitivo mais baixo? O incidente apareceu na mídia, mas a empresa organizadora do evento, ligada a uma família poderosa do Estado, não foi notificada. Fala-se por aí que até a queixa policial sumiu dos arquivos.

Depois ainda querem provar que não há violência no Carnaval e nas festas. Que a Bahia é só alegria. Só se vê na Bahia.

Que saudade das festas nos clubes.

No comments: